Rita Cavassana
Performance art
Rita Cavassana (1983, Suzano/SP) é uma pesquisadora dedicada ao estudo do hibridismo de linguagens nas artes do Rita Cavassana (1983, Suzano/SP) é uma pesquisadora dedicada ao estudo do hibridismo de linguagens nas artes do corpo e artes visuais..
Atualmente, é doutoranda em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Subjetividade, com mestrado em Arte Cênicas pela UFRN. Possui especialização em arte educação pela USP, graduação em Comunicação em Artes do Corpo pela PUC-SP e formação técnica em Teatro pela FASCS.
Ao longo de sua carreira, colaborou em diversos projetos, incluindo o Acervo Mariposa (Videoteca Especializada em Dança) de 2008 a 2010, onde atuou como gestora de vídeo e produtora da mostra de videodança Lanterninha em parceria com a Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo. Também contribuiu como pesquisadora da produção de videodança no Brasil no Projeto Vid.br. Além disso, foi assistente do diretor Francisco Medeiros no Projeto "Terra Sem Lei", contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo (2006/2007) do Núcleo Argonautas de Teatro. Em 2015, foi performer no Projeto "Cartas" e "Renato Cohen" do Edital Proac Artes Integradas (2014), de Naira Ciotti, com residência no Condomínio Cultural em São Paulo e temporada na Oficina Cultural Oswald Andrade. Colaborou artisticamente no "CHÃO Laboratório de Performance para Crianças em Meio Rural" (Proac de Artes Integradas/2016), idealizado por Ieltux Ortueta, e no projeto "O Vórtice" de Vicente Martos, em Proac de Produção Teatral 2020.
Como diretora e coreógrafa, recebeu reconhecimento nos editais Novos Coreógrafos Site Specific do CCSP em 2011, e no mesmo ano com Proac Primeiras Obras dirigindo o espetáculo "Movimentos para Embarcar" realizado pelo Coletivo intransitto.
Seus trabalhos em vídeo foram selecionados em diversos festivais internacionais e nacionais. O vídeoarte "Virginia" (2014) foi realizado em residência artística no M.I.S, com orientação de Cristina Amaral.
Em 2015, fundou o Laboratório de Performance Para/Com Crianças, realizando ações em locais como SESC Santo Amaro no Recife, SESC Belenzinho/SP, CCA Bela Vista e Canteiro Aberto - Vila Itororó/SP e Condomínio Cultural/SP. Destacam-se as performances para e com crianças "Caça Palavras" e "Marecife" em 2019 no SESC Avenida Paulista.
No período de 2012 a 2016, atuou como arte educadora no Programa Fábrica de Cultura na cidade de São Paulo, desenvolvendo pesquisas com diversas faixas etárias, a partir da linguagem da Dança e Performance. Foi também Artista Orientadora no Programa Vocacional na área de Dança e Artes Integradas de 2010 a 2016. De 2020 a 2022, lecionou no Mediotec e FIC, programas do Pronatec da Fundação das Artes de São Caetano do Sul.